Nessa quarta (22/11) o Cineclube da UEMS estará exibindo para a formação dos professores do EMEI - Lar de Sheila o curta Cores e Botas. Dirigido por Juliana Vicente, o filme conta a historia de Joana, uma garota negra que sonha em ser Paquita da Xuxa.
DISCUSSÃO 5: AS CRIANÇAS EM ALEMANHA ANO ZERO E A EDUCAÇÃO DEPOIS DO NAZISMO
Módulo: Sociedades totalitárias no cinema Texto: Educação após Auschwitz (Theodor Adorno, 1965) Link para o texto aqui No dia 03/10, às 17 horas, fizemos uma discussão sobre o filme Alemanha ano zero (1948), de Roberto Rosselini, e sobre o texto Educação após Auschwitz (1965), do filósofo Theodor Adorno. Em Educação após Auschwitz (1965), o filósofo alemão afirma, a partir de Freud, que na própria gênese da civilização está contida a barbárie. Durante todo o seu texto, Adorno nos tenta mostrar de que forma esta barbárie humana poderia ser amenizada. O que seria o nazismo se não a expressão mais profunda da barbárie a que nós, seres humanos, podemos chegar? Para o autor, reside aí a importância fundamental da educação: impedir o retorno à barbárie, impedir que Auschwitz se repita. Tópicos para discussão: 1. COMO IMPEDIR QUE AUSCHWITZ SE REPITA? O RETORNO IMINENTE DO FASCISMO - Papel fundamental da educação: fazer com que Auschwitz não se repita (p. 33) O estado de ...
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