DISCUSSÃO 5: AS CRIANÇAS EM ALEMANHA ANO ZERO E A EDUCAÇÃO DEPOIS DO NAZISMO
Módulo: Sociedades totalitárias no cinema
Texto: Educação após Auschwitz (Theodor Adorno, 1965)
Link para o texto aqui
No dia 03/10, às 17 horas, fizemos uma discussão sobre o filme Alemanha ano zero (1948), de Roberto Rosselini, e sobre o texto Educação após Auschwitz (1965), do filósofo Theodor Adorno.
Em Educação após Auschwitz (1965), o filósofo alemão afirma, a partir de Freud, que na própria gênese da civilização está contida a barbárie. Durante todo o seu texto, Adorno nos tenta mostrar de que forma esta barbárie humana poderia ser amenizada. O que seria o nazismo se não a expressão mais profunda da barbárie a que nós, seres humanos, podemos chegar? Para o autor, reside aí a importância fundamental da educação: impedir o retorno à barbárie, impedir que Auschwitz se repita.
Tópicos para discussão:
Texto: Educação após Auschwitz (Theodor Adorno, 1965)
Link para o texto aqui
No dia 03/10, às 17 horas, fizemos uma discussão sobre o filme Alemanha ano zero (1948), de Roberto Rosselini, e sobre o texto Educação após Auschwitz (1965), do filósofo Theodor Adorno.
Em Educação após Auschwitz (1965), o filósofo alemão afirma, a partir de Freud, que na própria gênese da civilização está contida a barbárie. Durante todo o seu texto, Adorno nos tenta mostrar de que forma esta barbárie humana poderia ser amenizada. O que seria o nazismo se não a expressão mais profunda da barbárie a que nós, seres humanos, podemos chegar? Para o autor, reside aí a importância fundamental da educação: impedir o retorno à barbárie, impedir que Auschwitz se repita.
Tópicos para discussão:
1. COMO IMPEDIR QUE AUSCHWITZ SE
REPITA? O RETORNO IMINENTE DO FASCISMO
- Papel fundamental da educação: fazer com que
Auschwitz não se repita (p. 33)
O estado de coisas não mudou, por isso,
Auschwitz continua sendo possível novamente. (p 33)
- Freud: a civilização produz a barbárie
intrinsecamente.
- 6 milhões de judeus exterminados em campos
de concentração.
- Bomba atômica e a possibilidade técnica do
genocídio (p 34) EUA.
- O que tornam os homens capazes de tais
atos? (p 35)
- Toda a sociedade que apoiou os líderes
genocidas também é culpada (p 35)
- A primeira infância e a formação do
caráter.
- O mal-estar na civilização: a pressão
administrativa, as leis, a repressão, acaba por incitar a barbárie no próprio
corpo social (p 35)
- Quando o Estado e a vida administrada bloqueia
os anseios individuais, a revolta pode brotar de forma imponderada...
2. POR UMA EDUCAÇÃO A PARTIR DA
LEMBRANÇA DO HORROR E DE SUAS CAUSAS
- Tornar conscientes os motivos do horror
desde a primeira infância... (p 35-36)
3. CRIAR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA,
CAPAZ DE COMPREENDER O PASSADO
A necessidade de autoridade: os homens
incapazes de lidar com a democracia e a autodeterminação (p. 36)
- O problema do vínculo: o vínculo
massificado produz a demanda de autoridade... (p 37)
- Solução é a autodeterminação dos
indivíduos em sociedade, calcada na reflexão, em não deixar esquecer o que
aconteceu.
Enfrentar o horror.
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