DISCUSSÃO 5: AS CRIANÇAS EM ALEMANHA ANO ZERO E A EDUCAÇÃO DEPOIS DO NAZISMO

Módulo: Sociedades totalitárias no cinema
Texto: Educação após Auschwitz (Theodor Adorno, 1965)

Link para o texto aqui

No dia 03/10, às 17 horas, fizemos uma discussão sobre o filme Alemanha ano zero (1948), de Roberto Rosselini, e sobre o texto Educação após Auschwitz (1965), do filósofo Theodor Adorno.
Em Educação após Auschwitz (1965), o filósofo alemão afirma, a partir de Freud, que na própria gênese da civilização está contida a barbárie. Durante todo o seu texto, Adorno nos tenta mostrar de que forma esta barbárie humana poderia ser amenizada. O que seria o nazismo se não a expressão mais profunda da barbárie a que nós, seres humanos, podemos chegar? Para o autor, reside aí a importância fundamental da educação: impedir o retorno à barbárie, impedir que Auschwitz se repita.




Tópicos para discussão:


1. COMO IMPEDIR QUE AUSCHWITZ SE REPITA? O RETORNO IMINENTE DO FASCISMO

- Papel fundamental da educação: fazer com que Auschwitz não se repita (p. 33)

O estado de coisas não mudou, por isso, Auschwitz continua sendo possível novamente. (p 33)

- Freud: a civilização produz a barbárie intrinsecamente.

- 6 milhões de judeus exterminados em campos de concentração.

- Bomba atômica e a possibilidade técnica do genocídio (p 34) EUA.

- O que tornam os homens capazes de tais atos? (p 35)

- Toda a sociedade que apoiou os líderes genocidas também é culpada (p 35)

- A primeira infância e a formação do caráter.

- O mal-estar na civilização: a pressão administrativa, as leis, a repressão, acaba por incitar a barbárie no próprio corpo social (p 35)

- Quando o Estado e a vida administrada bloqueia os anseios individuais, a revolta pode brotar de forma imponderada...
2. POR UMA EDUCAÇÃO A PARTIR DA LEMBRANÇA DO HORROR E DE SUAS CAUSAS

- Tornar conscientes os motivos do horror desde a primeira infância... (p 35-36)

3. CRIAR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, CAPAZ DE COMPREENDER O PASSADO

A necessidade de autoridade: os homens incapazes de lidar com a democracia e a autodeterminação (p. 36)

- O problema do vínculo: o vínculo massificado produz a demanda de autoridade... (p 37)

- Solução é a autodeterminação dos indivíduos em sociedade, calcada na reflexão, em não deixar esquecer o que aconteceu.

Enfrentar o horror.

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