sexta-feira, 5 de junho de 2020

ATIVIDADE 01 - Sobre o filme Ensaio sobre a cegueira (1 hora)

Olá, pessoal.
Abaixo, disponibilizamos a ATIVIDADE 01, referente a dois textos que fazem uma reflexão sobre o filme e o livro Ensaio sobre a cegueira.
No próximo dia 10 de junho, faremos a discussão da atividade e do filme.
Esta atividade deve ser respondida em fórum de discussão da plataforma Moodle até o dia 09 de junho de 2020. Esta atividade computa 01 hora de atividades na certificação.
Para acessar a sala do Moodle, entre aqui: 
OBS: Caro participante, caso não esteja conseguindo acessar a atividade, basta responder às questões abaixo em um arquivo do word e enviar para cineclubeuems@gmail.com até o prazo solicitado (No Word, utilize fonte Arial, tamanho 12).

ATIVIDADE 01: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (FILME, 2008, DIR. FERNANDO MEIRELES)
Inspirado na obra de José Saramago, filme 'Ensaio sobre a Cegueira ...
1. Leia o texto “Ensaio sobre a nova cegueira”, de Tarcisio de Barros e responda:
No texto “Ensaio sobre a nova cegueira”, o professor e médico Tarcisio de Barros (USP) faz uma análise da narrativa literária de José Saramago, buscando observar como ela se relaciona com o momento da pandemia de Covid-19 que estamos atravessando. Assim, o autor do texto  faz as seguintes comparações:
 “Solicito licença ao grande escritor para apresentar alguns personagens atuais que ele poderia ter descrito se estivesse relatando o período turbulento que vivemos: o sensacionalista, o médico que opina sobre qualquer assunto, o oportunista que vende a falsa cura, o agiota que quer aumentar seus lucros, o investidor que não quer perder seus dividendos, o comentarista que repete obviedades, o homem que vive na bolha. Personagens que, ainda que presentes no dia a dia normal da sociedade, na pandemia veem suas características ganharem contornos mais fortes e grotescos.”
Partindo da análise do autor do texto, comente quais outras relações podemos fazer entre a narrativa do filme, os personagens e o contexto da pandemia. (7 a 15 linhas)
2. Leia a resenha crítica ao filme Ensaio sobre a cegueira, de Marcelo Sobrinho e responda:
Em resenha crítica ao filme “Ensaio sobre a cegueira”, Marcelo Sobrinho lembra que Saramago não queria inicialmente que seu romance fosse adaptado para o cinema. Depois, ao liberar a adaptação, ficou emocionado com o resultado do filme. Marcelo destaca ainda que a força do cinema está na construção da imagem, mais do que na mensagem filosófica, e cita ainda uma alusão a uma pintura, posta no filme:
“O cineasta brasileiro recria a tela A Parábola dos Cegos, do maravilhoso pintor Peter Paul Brueghel [1568], na cena em que os seus enfermos saem de mãos dadas do manicômio. A alusão é possante: ainda é possível surgir o imperativo do outro enquanto guarida e amparo. Ainda que seja na lama e no fim de tudo.”
A parábola dos cegos, de Peter Brueghel (1568)
Destaque, no filme, algumas imagens e cenas que mais lhe chamaram a atenção e explique quais sentimentos, ideias ou sensações elas produziram em você. Não é preciso copiar a imagem, apenas descrever e se possível citar em quais minutos do filme aparecerem. (de 7 a 15 linhas)
Utilizem o tópico aberto por mim (professora Jaqueline) da seguinte forma: clique em cima do tópico em "utilizem este tópico" depois em responder. 
Prazo final para envio: 23:59 h do dia 09 de junho de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário