segunda-feira, 9 de setembro de 2019

DISCUSSÃO 04: UM DIÁLOGO ENTRE ADORNO E BERGMAN: O OVO DA SERPENTE E O TOTALITARISMO



Módulo: Sociedades totalitárias no cinema

Filme: O ovo da serpente (Ingmar Bergman, 1977)
Texto: O que significa elaborar o passado (Theodor Adorno, 1963) BAIXE O TEXTO AQUI




Nesta quinta, 12 de setembro, 17 h, discutiremos o filme O ovo da serpente, de Ingmar Bergman e o texto O que significa elaborar o passado, de Theodor Adorno.
O texto de Theodor Adorno, escrito em 1963, fala sobre a importância de não se esquecer os horrores do totalitarismo nazista. Para o crítico alemão, em momentos de graves crises econômicas e sociais, as pessoas podem ser novamente seduzidas pelos discursos autoritários que evocam a ordem e o nacionalismo.
Nesse sentido, o ensaio de Adorno, escrito alguns anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, traz importantes reflexões sobre o totalitarismo, dialogando com o filme O ovo da serpente, de Bergman.
Faremos a análise de alguns trechos do filme para aprofundar as observações teóricas.


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Theodor Adorno (1903-1969)


QUESTÕES PARA DISCUSSÃO:


1. No filme de Bergman, quais cenas ilustram o terror e o autoritarismo se espalhando pelo cotidiano berlinense, durante a República de Weimar? Quais recursos de filmagem são utilizados para ressaltar esse tema?
2. Por que Adorno afirma que os ideais nazistas continuavam vivos na Alemanha e na Europa, mesmo depois da derrota de Hitler na Segunda Guerra Mundial?
3. Segundo Adorno, por que a sociedade estaria perdendo sua capacidade de elaborar o passado, perdendo seu senso de historicidade?
4. Segundo Adorno, por que as pessoas têm dificuldades em aceitar a democracia na sociedade moderna?
5. De acordo com Adorno, qual a relação entre nacionalismo e totalitarismo?
Texto para download e leitura abaixo



MATERIAL COMPLEMENTAR
Para conhecer melhor o período histórico conhecido como República de Weimar (1919-1933), ao qual o filme de Ingmar Bergman remete, pode-se ler a obra abaixo:

A república de Weimar e a ascensão do Nazismo, de Angela Mendes de Almeida. 
DISPONÍVEL AQUI PARA DOWNLOAD

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