Cincelube UEMS: sessão de 03/10

 


    Na próxima sessão do Cineclube UEMS o curta "Intervenção", de 2017, dirigido e escrito por Isaac Brum Souza, vai levantar questões sobre o uso justo do braço da Lei. O provocante filme estabelece personagens que se equilibram na linha do ilícito. Dudu, o protagonista, é um motoboy numa metrópole, se esforçando em cada dia tumultuado para fazer entregas, quando não está transportando sua mãe; além de tudo, ele ainda carrega pequenas quantidades de droga para conhecidos. Em certo momento de pausa breve, ele comenta para seu colega que tem como meta ser seu próprio patrão numa firma nova, antes de retomar suas corridas.

 

    Em uma de suas paradas rotineiras, uma cliente pede uma quantidade maior do que o rotineiro de uma droga. Dudu responde que parou, mas ela o convence a fazer esse último favor; então, ele aceita e vai até seu provedor.

 

    Ao mesmo tempo, se intercalam cenas de dois policiais militares. Eles são introduzidos num quadro tenso enquanto são pressionados por um superior a trazerem melhores resultados, uma voz cujo rosto nunca vemos e transmite certa ameaça ao implicar que os policiais sejam mais intencionais com suas apreensões. Mais tarde, eles rendem e assediam um civil negro que não aparenta estar em posse de drogas; há também uma cena em que um dono de supermercado reclama para os oficiais, mas esse homem branco parece até ter um tom de autoridade com eles.

 

    As cenas que transitam de acompanhar Dudu a seguir a polícia são marcadas por cada horário em que as cenas acontecem, números brancos no fundo preto. São transições impessoais, que conectam de modo tenso as histórias e que coloca lado a lado a venda de drogas e uma patrulha policial viciosa.

 

    É marcante também o uso dos travellings, que são cenas onde a câmera se desloca acompanhando um personagem. Essa técnica é usada algumas vezes: para acompanhar a viatura policial veloz partindo na sua ronda; e depois, acompanhando personagens que entram ou saem do ponto de drogas. O uso dos travellings é habilidoso em mostrar, particularmente nos últimos usos, como a perspectiva dos compradores de droga difere por fatores externos a eles, e como policiais muitas vezes diferenciam seus alvos de acordo com sua visão de mundo, com todas suas crenças e preconceitos.

📍Local: Sala S10 - Bloco F

🗓️Data: 03/10/24

🕔Horário: 17h

Comentários

Postagens mais acessadas

DISCUSSÃO 5: AS CRIANÇAS EM ALEMANHA ANO ZERO E A EDUCAÇÃO DEPOIS DO NAZISMO

FILME 05: ALEMANHA ANO ZERO (ROBERTO ROSSELINI, 1948)

ATIVIDADE 01 - Sobre o filme Ensaio sobre a cegueira (1 hora)