Cineclube UEMS: sessão de 05/09

    O Cineclube UEMS trouxe, em 05/09, um pouco de magia aos participantes com Viagem à Lua, curta de 1902 dirigido por Georges Méliès que inovou com suas técnicas de produção elaboradas e um novo jeito de contar histórias. A sessão consistiu em duas versões do filme, uma tradicional em preto-e-branco e outra colorida à mão pelo próprio Méliès, a qual foi encontrada e restaurada no séc. XXI. Os presentes tiveram a oportunidade não só de testemunhar esse documento cinematográfico importante, como também aprender sobre o contexto histórico da obra com uma apresentação informativa após o filme.

    Viagem à Lua é uma experiência que não perdeu seu charme mesmo após mais de um século, mas a história por trás do filme é igualmente curiosa. Lançada no período inicial do Cinema, a obra comandada pelo mágico francês Georges Méliès foi seu maior empreendimento: custou muito dinheiro na época e levou longos 3 meses para ser completado, o que também era novidade. O diretor escalou um grande número de atores teatrais para dar um grande passo na história do Cinema: transformar os filmes de meros registros do dia-a-dia em uma Arte.



    Apesar de não ser o primeiro filme a encenar cenas fictícias, Viagem à Lua popularizou o Cinema como uma forma de contar histórias eficaz e lucrativa. Numa época em que a imagem em movimento deixava de ser uma novidade e suas produções se limitavam a breves registros do dia-a-dia, o mágico se dedicou a convencer o público geral de que o Cinema ainda tinha um grande truque na manga.



    A visão de Méliés, que não só dirigiu o filme, mas também atuou como roteirista e ator, foi revolucionária. Muito além de seu complexo processo de produção, o curta abriu as portas da realização cinematográfica para um mundo de imaginação. Combinando fantasia e ficção científica, a divertida história acompanha uma organização de magos-cientistas que se reúnem para um feito maravilhoso: aterrissar na nossa lua a bordo de uma cápsula em formato de bala. encaixada num canhão que mais parece o maior telescópio já construído. Lá, eles encontram criaturas perigosas e devem lançar mão da mágica para sobreviverem. 

 

    Não perca as próximas sessões, a cada primeira quinta do mês! Teremos a exibição de filmes e debate logo após. 

Inscreva-se!

Comentários

Postagens mais acessadas

DISCUSSÃO 5: AS CRIANÇAS EM ALEMANHA ANO ZERO E A EDUCAÇÃO DEPOIS DO NAZISMO

FILME 05: ALEMANHA ANO ZERO (ROBERTO ROSSELINI, 1948)

ATIVIDADE 01 - Sobre o filme Ensaio sobre a cegueira (1 hora)