Cineclube UEMS: sessão de 01/08
O Cineclube UEMS deu prosseguimento à temporada 2024-2025 com o curta independente A outra margem (2015), dirigido e escrito pela campo-grandense Nathália Tereza e produzido pelo selo Hysteria, que tem como missão dar voz a mulheres diversas, especialmente produções cinematográficas, sejam de ficção ou não.
O curta, filmado em Campo Grande, passeia pela capital acompanhando Jean, que perambula a cidade na noite com sua caminhonete, sem destino aparente e possivelmente movido por algum anseio que não se explica facilmente. Grande parte do filme se contém num olhar estático de frente para Jean; no banco de motorista, vemos o protagonista observar pontos populares da cidade, analisando as pessoas, sem sabermos o que ele está procurando. É uma abordagem incomum que por muito tempo não nos comunica diretamente a essência do personagem; diálogos na cabine solitária do personagem demoram a chegar.
No entanto, há um raio de esperança na noite. A trilha sonora se encarrega de preencher o vazio diante de nós, uma rádio noturna repleta de músicas românticas nostálgicas que enchem o curta de um desejo melancólico e vão, aos poucos, tirando reações do motorista – e se elas não aliviam a sua dor, para nós, é o começo do contato com os seus sentimentos e o caminho para desvendar o mistério.
A comunicação se torna mais direta quando o banco de passageiro é ocupado por uma antiga paixão de Jean, Carol. Carol deixou um chamado público no mesmo programa da rádio e Jean vai até sua casa levá-la na sua jornada obscura. Embora acuado e relutante, até rude com a mulher, nosso protagonista vai encontrar ali uma chance de confrontar o que o aflige e, talvez, de conseguir lidar com seu passado para poder seguir em frente.
Não perca as próximas sessões, a cada primeira quinta do mês! Teremos a exibição de filmes e debate logo após.
Comentários
Postar um comentário